Você já perdeu uma venda porque o pagamento falhou? No B2B, cada transação importa — e um processo de pagamento complicado pode ser o gargalo que impede o crescimento da sua operação.
Garantir um processo de compra fluido e eficiente é essencial para qualquer gestor comercial que deseja expandir suas vendas. No universo B2B, onde as negociações costumam envolver valores mais altos e pagamentos recorrentes, a escolha do gateway de pagamento certo faz toda a diferença. Se você já pesquisou sobre meios de pagamento online, provavelmente se deparou com esse termo.
Mas não se preocupe, apesar de parecer técnico, ele nada mais é do que uma tecnologia que facilita e automatiza as transações, garantindo segurança e eficiência para compradores e vendedores. E por que isso é tão importante?
Segundo um estudo do Baymard Institute, a taxa média documentada de abandono de carrinho de compras online foi de 70,19% em 2024 — e um grande motivo por trás disso são falhas ou limitações na hora do pagamento.
O que é gateway de pagamento?
Um gateway de pagamento é uma solução tecnológica que permite a transferência segura de informações de pagamento entre um e-commerce, seja B2C ou B2B, o cliente e a instituição financeira responsável pela transação. Ele age como um intermediário entre o comprador e o vendedor, garantindo que os dados financeiros sejam transmitidos de forma criptografada e segura.
Diferença entre gateway de pagamento e outros meios de pagamento
Os gateways de pagamento se diferenciam de intermediadores de pagamento, como PayPal e Mercado Pago, pois exigem uma conta própria com uma adquirente que processa os pagamentos. Isso dá mais controle sobre as taxas e processos, enquanto os intermediadores já incluem esse serviço de forma padronizada. Em resumo:
- Gateways de pagamento conectam diretamente lojistas às adquirentes (bancos ou processadoras), exigindo que a empresa tenha um contrato próprio com essas instituições. Isso dá mais controle sobre taxas e processos, mas também exige mais configuração e gerenciamento.
- Intermediadores de pagamento, como PayPal e Mercado Pago, já incluem esse serviço de forma padronizada, processando os pagamentos sem que o lojista precise lidar diretamente com adquirentes.